Partidos Políticos em GV realizam convenções   e se articulam  para a disputa eleitoral 2020

Foto Divulgação internet

Partidos Políticos em GV realizam convenções e se articulam para a disputa eleitoral 2020

Faltando 8 dias para o encerramento do prazo da justiça eleitoral para a realização das convenções partidárias, o prazo encerra-se no dia 16 de setembro próximo, várias siglas em GV se articulam para consolidar suas chapas com os candidatos a prefeito e vice, além de vereadores. No município do Vale do Rio Doce, no Leste Minas, apenas 3 siglas registraram suas convenções no cartório eleitoral da cidade. São eles: O PSDB, o Democratas e o PTB. O PSDB deu o ponta-pé no processo no último dia 31 de agosto, pórem sem definir quem será o vice do atual mandatário André Merlo.
Estima-se que mais ou menos 18 siglas estarão aptas a participar da disputa eleitoral em Governador Valadares. Temos conhecimento da agenda do PSB, com convenção marcada para o dia 10 e do PSD, respectivamente que fará o encontro no dia 12, próximo sábado.
Convenção do PROS- GV

A convenção do PROS que está marcada para o dia 16 de setembro, último dia do prazo da justiça eleitoral, já está sendo contestada internamente pelo filiado José Carlos de Souza,pré-candidato a prefeito pela sigla ,que alega que a publicação da data e local confunde os filiados do partido para votação das chapas. Num edital o Partido Convoca para um endereço e nas postagens de convites da internet , informa um endereço diverso do edital.
Veja a íntegra da IMPUGNAÇÃO:

Exmo. Sr. Presidente da Comissão Executiva Provisória do Partido Republicano da Ordem Social-PROS de Governador Valadares
Nesta
C/C
Demais membros da Comissão Provisória
Partido Republicano da Ordem Social
Governador Valadares
José Carlos de Souza, brasileiro, separado judicialmente, Jornalista, CPF: 559431957347- RG- MG 1595828, título eleitoral 5794493028, regularmente filiado à esta agremiação partidária, considerando as disposições do Edital de Convocação de Convenção Municipal Eleitoral, bem como as regras dispostas no Estatuto Partidário, Art. 13, inciso I.I, vem apresentar a presente IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CONVENÇÃO, pelos termos que a seguir expõe.
O art. 13, do Estatuto do PROS, determina o prazo de até 05 dias para impugnação do Edital que convocar a Convenção, e tendo el vista que a publicação do edital ocorreu no dia 06/09/2020, encontra-se tempestiva.
Inicialmente, necessária a imediata suspensão e esclarecimento quanto ao local de realização da convenção, uma vez que há divergências nas informações divulgadas quanto ao local em que se realizará a convenção.
Segundo “card” de convite, anexo, a Convenção será realizada no dia 16/09/2020, as 18h, na rua Caio Martins, 223, em frente a “Nossa Clinica”, Centro.
Já segundo outro documento, também anexo, a Convenção será realizada no dia 16/09/2020, das 18h às 22h, no Edifício Maria Julia, situado na Rua Marechal Floriano, n 654, sala 303.
Somente a divergência quanto ao local de realização da Convenção já demonstra sério risco de prejuízo na participação dos filiados ao partido e demais interessados.
Ademais, destaca-se que estamos vivendo uma grave crise de saúde pública, em meio a uma pandemia, e recomendações de todos os órgãos de saúde quanto a se evitar aglomerações e manutenção de certo distanciamento social.
Portanto, a realização da Convenção Partidária em uma pequena sala comercial, representa não só comprometimento da participação dos filiados, mas verdadeiro risco à saúde e a vida dos envolvidos.
Isto porque, nos termos do Art. 19 do Estatuto Partidário: “As Convenções Municipais serão compostas por todos os filiados ao partido na circunscrição”.
Outro ponto que merece esclarecimento imediato, são as assinaturas dispostas no “card convite”, em que o Sr. Albino de Oliveira assina na condição de “vice presidente”, o que constitui informação falsa.
Segundo certidão de composição partidária, anexa, emitida pelo TSE, o vice presidente local do PROS é o Sr. Ricardo Alves de Oliveira.
Portanto, é imperioso que se suspenda a presente convocação, esclarecendo os pontos aqui levantados claramente controversos, e sua imediata correção, sobretudo com a definição de espaço físico capaz de comportar com segurança os filiados convencionais, e demais interessados.

Governador Valadares, 07 de setembro de 2020
José Carlos de Souza
Filiado ao PROS

Em contato com a reportagem do Jornal Capital dos Vales, O Jornalista José Carlos de Souza, afirma que a impugnação das informações referente à realização da convenção, é um ato interno da sigla e visa preservar a lisura do processo de votação no qual todos os filiados têm direito ao voto, que deverá ser secreto. “O processo de escolha dos candidatos da sigla passa pela efetiva transparência, com único fim: fazer valer o interesse da maioria e isto é democracia”assinalou.
Nossa reportagem tentou sem êxito falar com o atual presidente da Comissão Provisória no Município, no entanto ele não foi encontrado para se pronunciar. Assim que possível atualizaremos a matéria.

0 Reviews