Eleições Municipais 2020 em GV: A guerra ilimitada  das Fake News

Eleições Municipais 2020 em GV: A guerra ilimitada das Fake News

ATÉ MESMO A SAÚDE – E ATÉ A VIDA – DOS CANDIDATOS TEM SIDO ALVO DAS NOTÍCIAS FALSAS

 

Na última semana, pelo menos dois candidatos nestas eleições municipais tiveram confirmado o diagnóstico de COVID-19. O prefeito e candidato à reeleição André Merlo e o vereador e também candidato a mais um mandato Marcílio Alves foram internados e estão em tratamento intensivo contra a doença. Este simples acometimento, que acontece com milhares de pessoas em todo o mundo, foi o suficiente para que as fake news começassem a circular nas redes sociais; uma rede de mentiras que não respeita nem as instituições nem as famílias dos pacientes.

No caso do prefeito André Merlo, tão logo foi divulgada sua internação, criminosos anônimos chegaram ao ponto de falsificar uma nota oficial da prefeitura espalhando uma mensagem com claro objetivo de levar pânico aos eleitores do prefeito e até mesmo fazer com que deixassem de votar no próximo domingo.

Já com o Dr. Marcílio, a deslealdade atingiu em cheio a família do vereador, quando começaram a circular, no meio da noite, boatos de que ele teria falecido. Coube à família, já com os esforços canalizados em permitir que ele tenha o melhor tratamento e se recupere o mais breve possível, ocupar seu tempo e energia em desmentir a notícia falsa em rede social. Um sofrimento desnecessário provocado por pessoas sem nenhum compromisso ético ou moral que os permita entender que a vida humana está acima de disputas rasteiras na política.

Há inclusive rumores nas redes sociais e grupos de WhatsApp, que a próxima vítima desse tipo de fakenews seria o Prefeito André, com o objetivo claro de tentar diminuir sua crescente chance de vitória no primeiro turno. E esse tipo de boato preocupa também amigos, apoiadores e familiares do prefeito, que temem que os rumores se concretizem e ele seja  alvo desse tipo de baixaria.

No momento, André segue em tratamento em São Paulo, reagindo bem, permanecendo estável e apresentando melhora progressiva. A decisão familiar de levá-lo para a capital paulista levou em conta a necessidade de ele se recuperar com mais tranqüilidade, longe de atitudes com estas, que tanto desvalorizam e rebaixam o jogo democrático das eleições.

Combater este tipo de notícia é dever de todos os que defendem a verdade. Por isso, antes de compartilhar qualquer informação, é importante olhar se ela procede em sua origem, que são as redes sociais oficiais de cada candidato e dos poderes constituídos. Se a informação comprometer a moral ou a vida de alguém, não passe adiante sem ter certeza da verdade. Não custa lembrar que criar, compartilhar e espalhar Fake News é crime!

O vereador Marcilio Alves(PSDB), também é vítima de fake news. Foto: divulgação internet.

 

Fake news dando conta da proibilção de carreatas neste sábado(14).

0 Reviews